quinta-feira, 16 de maio de 2013

ORANGOTANGO - Biologia - Trabalhos Escolares - ZOOLOGIA



ORANGOTANGO


Inteligente e dono de considerável habilidade para manipular objetos, o orangotango, cujo nome em malaio quer dizer "homem da mata", está ameaçado de extinção por força da caça e da destruição de seu habitat.
Grande macaco antropomorfo da família dos pongídeos, o orangotango (Pongo pygmaeus) está restrito a áreas de matas alagadas de Bornéu e a uma pequena parte de Sumatra, ilhas da Indonésia. Como o gorila e o chimpanzé, da mesma família, é robusto de corpo e tem braços compridos, mas pernas curtas. A cabeça é grande. Os músculos, rijos, estão dissimulados sob o pêlo, mas se desenvolvem bastante na espádua e nos braços. As orelhas são pequenas e semelhantes às do homem. O pêlo, avermelhado e áspero, aglomera-se com freqüência em mechas e é abundante nas costas, nos braços e nos flancos.
O macho adulto tem 1,37m de altura média e pesa cerca de 75kg. Difere muito da fêmea, não só por ser bem maior como também por apresentar, na cara e no pescoço, bolsas e protuberâncias adiposas. Arborícola, alimenta-se sobretudo de frutas, brotos e folhas, mas come também pequenas aves, ovos e insetos. Vive sozinho ou em pequenos grupos e a cada noite constrói um novo abrigo nas árvores. A maturidade sexual é atingida pela fêmea aos oito anos e, pelo macho, aos dez. Após uma gestação de cerca de 275 dias, nasce um único filhote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário