sábado, 18 de maio de 2013

JAVALI - Biologia - Trabalhos Escolares - ZOOLOGIA



JAVALI


Corpulento e pesado como todos os membros da família a que pertence, o javali é uma das peças de caça mais cobiçadas nas regiões temperadas que habita, tanto por sua força e velocidade, como pela agressividade que manifesta quando acuado.
O javali (Sus scrofa) é um mamífero artiodáctilo (com número par de dedos) da família dos suídeos, à qual também pertence o porco. Tem mais de 1,5m de comprimento, e os machos podem pesar mais de 200kg. Seu corpo é coberto de pêlo acinzentado ou negro. Nos dois lados do focinho prolongado, surgem caninos curvados para fora, que, nos machos, são de tamanho maior e representam suas principais defesas. Está disperso pelos continentes europeu e asiático e pelo norte da África. Foi levado também para algumas regiões dos Estados Unidos.
O habitat favorito do javali é o bosque aberto, onde se formam grupos principalmente de fêmeas e filhotes. Os machos costumam ser solitários, sobretudo os grandes e velhos exemplares, chamados varrões, que ficam em montes e bosques. O javali alimenta-se tanto de vegetais -- bulbos, tubérculos e raízes diversas -- como de pequenos animais e ovos. O período de gestação dura cerca de quatro meses. As ninhadas podem ter de 3 a 12 crias, que nascem com pêlo listrado, muito diferente do pêlo dos pais.
Semelhantes ao javali comum são duas espécies africanas: o javali-de-rio (Potamochaerus porcus) e o facoquero (Phacochoerus aethiopicus), que apresenta caninos superiores com até cinqüenta centímetros de comprimento nos machos mais velhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário