segunda-feira, 13 de maio de 2013

DRAGAGEM - Biologia - Trabalhos Escolares



DRAGAGEM

A limpeza do fundo do mar e de rios ou lagos para a eliminação de entulhos e depósitos, bem como a extração de materiais e minérios desse meio aquático, são operações que só se tornaram tecnicamente viáveis desde a segunda metade do século XIX.
Dragagem é a operação que consiste em desobstruir uma área coberta de água mediante a utilização de máquinas (dragas) com os mais variados objetivos, tais como: estabelecer ou manter profundidade satisfatória em portos, docas, rios e canais, de modo a permitir a navegação; remover materiais com o fim de permitir a cravação de fundações sob as águas; promover a limpeza de rios ou lagos, para conservar ou aumentar sua capacidade de descarga; auxiliar na abertura de canais de drenagem e irrigação; e facilitar a exploração econômica de areia, barro e minérios.
A evolução da indústria naval, com o aumento do calado dos navios, principalmente petroleiros e graneleiros, provocou grandes mudanças nos ancoradouros e suas principais vias de acesso, que precisavam ser mais profundos. A dragagem passou, então, a ter vital importância, tanto na fase de construção dos portos como em sua exploração e operação comercial.
A deficiência de profundidade dos portos e ancoradouros provoca grandes transtornos e impõe o emprego de navios de menor tonelagem, além de impedir a utilização da plena disponibilidade de carga dos navios maiores. Tais fatos levam ao encarecimento dos fretes e geram a necessidade de recorrer-se a pequenas embarcações para carregamento dos navios ao largo, o que aumenta consideravelmente o tempo das operações de manobra e atracação.

Draga. A draga nasceu de um tipo de escavadeira inventada em 1836, movida a vapor. Quando se desenvolveram motores de combustão e, posteriormente, elétricos, a utilização da draga viu-se muito ampliada e aperfeiçoou-se com os progressos da engenharia mecânica. O tipo mais simples de draga é o de caçamba, em geral instalada na margem, num sistema de caixas flutuantes, ou numa embarcação. A draga de balde é mais aperfeiçoada, pois se vale de conchas ou garras que, presas a uma esteira contínua, fecham-se ao se encherem de material e abrem-se no momento da descarga.
De tecnologia posterior são as dragas de sucção, providas de possantes bombas que aspiram a areia ou o lodo e os detritos para descarregá-los em seu próprio convés ou numa superfície que se queira aterrar, junto às margens. As draglines são dragas maiores e de capacidade especial, usadas geralmente para garantir a navegabilidade dos canais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário