quinta-feira, 25 de abril de 2013

Venda casada e a interferência na liberdade de escolha. - Venda casada - Seguro Crédito - Banco do Brasil - Quando se pega empréstimo - Bancos.



Venda casada 

Este artigo é mais um dos textos muito bem elaborados pelos alunos da FDV que cursam a disciplina de direito do consumidor, ministrada pelo professor Igor Britto. Os autores deste artigo são: Gisele Silva Dutra, Breno Cerqueira Costa, Tallys Silva Trancoso e Luana Rosário.

Como o artigo cuida de uma prática criminosa, desde já, solicito a você leitor uma atenção especial ao conteúdo do artigo. Solicito, ainda, que depois de lido você verifique de forma atenta as suas contas (principalmente as letras miúdas de contratos que tenha assinado) para ter a certeza de que você não é mais uma vítima. Fique atento, também, a cobranças feitas em pequenos valores.

Vamos, então, a matéria que serviu de base para a elaboração do artigo e logo em seguida as pontuações dos autores:


" Bancos insistem na venda casada de seus produtos

Para muitos consumidores, ir a uma loja comprar um produto e lidar com um vendedor tentando empurrar outro é irritante. O mesmo acontece nos bancos. Ao entrar pela porta giratória de uma agência do Banco do Brasil (BB) há dois anos, o servidor André Luís de Souza, de 59 anos, foi mais uma vítima da armadilha das vendas casadas. Ele foi pedir um crédito, mas, além de pagar as parcelas mensais do empréstimo, teve descontado de sua conta, durante 24 meses, o valor de um seguro residencial:

— O seguro que me ofereceram era de um ano e, no total, custou R$ 350. Isso que os bancos fazem é errado, porque é uma pressão indireta.
O designer José Luís Nadaes passou pela mesma situação. Quando abriu sua conta corrente no Bradesco, foi informado de que teria que contratar um seguro de vida:
— O funcionário disse que, para abrir a conta, eu precisaria pegar o seguro.
Uma bancária da Caixa Econômica Federal, que pediu para não ser identificada, contou que os funcionários são pressionados a oferecer serviços a fim de cumprir metas:
— É uma ordem que vem de cima. Geralmente, são consórcios, títulos de capitalização e seguros. Alguns bancários colocavam papéis de seguros entre os de empréstimos e as pessoas assinavam sem saber.
Diretor de Autorregulação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Gustavo Marrone diz que a venda casada é um ato abusivo, proibido pelo Código de Defesa do Consumidor, e pode ser denunciada pelo 0800-772-8050.
— Criamos um sistema de autorregulação para proteger o cliente e regulamentar a prática dos bancos. Aconselhamos o consumidor que se sentir lesado a recorrer à Justiça e à própria entidade — disse.
A Caixa informou que "nenhum funcionário está orientado a condicionar a realização de operação bancária à aquisição de produtos ou serviços". O Bradesco afirmou que "essa não é uma prática do banco". O Santander preferiu não se manifestar. O Banco do Brasil e o Itaú não se pronunciaram."


Fonte: http://extra.globo.com/noticias/economia/bancos-insistem-na-venda-casada-de-seus-produtos-3084595.html#ixzz1fqylP4Ux

Nenhum comentário:

Postar um comentário