terça-feira, 9 de abril de 2013

Textos Literários e Não Literários - Matéria Português



Existem textos que se classificam como literários e não literários, portanto, este artigo pretende evidenciar as suas particularidades e esclarecer as maneiras de distingui-los.

O texto para ser considerado literário  precisa ter uma elaboração peculiar e especial ao referir-se aos fatos presentes no texto. Nesses textos é possível perceber traços que não existem nos não literários. Para ser chamado de literatura, o texto precisa ter uma linguagem bem elaborada, de modo que ela seja artística, e o universo descrito até então é desconhecido do leitor, pois faz parte apenas do universo imaginário, entretanto, sem perder sua interação com o mundo real.

Essa interação ocorre por meio de vários recursos, dentre eles: pontuação diferenciada, figuras de linguagem e vocabulário bem selecionado para transmitir o que se pretende. Geralmente, o texto embasado nesses fatores revela emoção, pessoalidade e é detentor de simbologia, arte e beleza que transcendem às palavras no papel.

Esse tipo também pode ter musicalidade e ritmo, experimentos no que tange à organização das frases e construção de parágrafos, tudo a fim de tocar a sensibilidade do leitor. A identificação desses elementos é fundamental para a identificação do texto literário, em oposição ao não literário. São considerados literários: crônicas, contos, novelas, romances e poemas.

Os não literários  são os textos corriqueiros que não possuem elementos artísticos, construções diferenciadas ou recursos que denotem a eles caráter único. Encaixam-se como textos não literários anúncios, notícias jornalísticas, textos técnicos de distintas áreas do conhecimento e relatórios científicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário