quinta-feira, 18 de abril de 2013

Jet Ski - História - Campeonato e Provas (Educação Física - Esportes)


O termo jet ski foi cunhado a partir da empresa fabricante Kawasaki

O Jet ski é uma máquina com motor movido a combustível, que tem a capacidade de carregar uma ou duas pessoas, cujo objetivo primeiro é a locomoção sobre a água. É por isso que ele também é conhecido como moto-aquática, já que as semelhanças entre essa máquina e a motocicleta são muitas, a exceção é que a moto promove a locomoção em meio terrestre e o jet ski em ambiente aquático.

O termo jet ski foi cunhado a partir da empresa fabricante Kawasaki. Tamanha foi a popularidade ganha que, a partir de então, todas as moto-aquáticas, quaisquer que fossem seus fabricantes, ficaram conhecidas pelo mesmo nome do produto Kawasaki. O jet ski tem um tipo de funcionamento bastante particular: a inexistência de leme – instrumento responsável por proporcionar o direcionamento de embarcações – revela que a direção é propiciada por meio de jatos propulsores. Ou seja, apenas é possível alterar a direção de um jet ski quando o condutor o está acelerando.

Inicialmente usado para o lazer, mais tarde os usuários da moto-aquática começaram a se organizar e montar minicompetições, apenas por divertimento. Até que em meados de 1990, apoiados pela Kawasaki – até então a única empresa fabricante do produto – alguns usuários uniram-se e montaram a Associação Internacional de Jet Ski, cujo propósito era o de promover competições oficiais para esse público. Mais tarde, outras empresas também passaram a fabricar as moto-aquáticas, como a Bombardier e a Yamaha, e a associação internacional passou a incluir em seu quadro de filiados também os portadores de jet skis das outras marcas. No Brasil, a organização que representa esse esporte é a Associação Brasileira de Jet Ski, fundada em 1992.

No Brasil, tanto a prática do jet ski, quanto o simples fato de portar o equipamento, são motivos de regulamentação específica. Para conduzir uma moto-aquática é necessário que a pessoa seja portadora de uma habilitação autorizada pela Marinha brasileira e, para isso, é preciso que esse condutor tenha mais de 18 anos de idade e deve sempre utilizar colete salva-vidas adequado para a sua massa corporal. Além disso, a moto-aquática deve estar registrada em delegacia regional. Por motivo de possíveis acidentes, o uso de jet ski a menos de 200 metros da costa não é permitido.

As provas oficiais desse esporte são divididas em três modalidades diferentes: circuito fechado, slalon e endurance. Cada uma dessas modalidades são segmentadas em categorias, que variam por graus de habilidade – iniciantes e avançado – e por modelo de jet ski.

Circuito fechado: a organização da prova coloca boias vermelhas demarcando o circuito a ser percorrido. Os competidores posicionam-se lado a lado na linha de partida e vence aquele que cumprir a quantidade de voltas estipulada pela organização em menor tempo. Deve-se ressaltar que o número de voltas é variável de acordo com o nível técnico dos pilotos. Outra divisão é a partir do modelo de jet ski que eles apresentam: são divididas categorias também de acordo com as cilindradas da máquina pertencente ao piloto;
Slalon: prova também conhecida como corrida contra o relógio. Para essa prova, são dispostas as boias em zigue-zague. A função do competidor é realizar o trajeto ida e volta, no menor tempo possível;
Endurance: trata-se de uma prova de longa duração. A competição se dá em duplas, por jet ski, e são permitidas tantas paradas quanto necessárias, seja para abastecimento, troca de pilotos, ou reparos na máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário