quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ginástica (Educação Física - Esportes)



Ginástica é um esporte que implica a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. O termo ginástica é oriundo do grego “gymnádzein”, que significa treinar. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, onde alcançou lugar de destaque, tornando-se uma atividade fundamental para o crescimento da pessoa.
Com o domínio romano, o desporto esteve em desuso, retomando com ênfase no final do século XVIII, na Europa, com a Escola Alemã, caracterizada por movimentos lentos e ritmados, e com a Escola Sueca, que introduziu aparelhos em sua prática. Essas exerceram influência no desenvolvimento do sistema de exercícios físicos idealizado por Friedrich Ludwig Jahn.

A ginástica localizada consiste em uma série de exercícios com número elevado de repetições para grupos musculares diferentes, com o objetivo de moldá-los ou defini-los. É uma das atividades mais requisitadas nas academias, por pessoas que desejam melhorar o tônus muscular nas regiões abdominais, coxas, glúteos, parte posterior de membros superiores. A ginástica melhora a postura, a disposição física, auxilia no emagrecimento, proporciona bem-estar, ajuda a reduzir os riscos de lesões.

A ginástica moderna regimentada pela Federação Internacional de Ginástica, incorpora as seguintes modalidades: ginástica artística, ginástica rítmica desportiva, trampolim acrobático, ginástica acrobática, ginástica aeróbica desportiva. A ginástica artística é a principal modalidade, composta por um conjunto de exercícios que combinam força, agilidade e elasticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário