quarta-feira, 10 de abril de 2013

Comunidade Sul-Americana de Nações - Blocos Econômicos e Organizações Internacionais



Alguns líderes da América Latina

A União de Nações Sul-Americanas conhecida também por UNASUL, que tempos atrás era chamada de Comunidade Sul-Americana de Nações, corresponde a uma integração econômica que visa à criação de uma extensa área de livre comércio.

Essa tem como objetivo integrar dois blocos econômicos, MERCOSUL e a Comunidade Andina de Nações (CAN), com características semelhantes à União Europeia, sua nomeação foi constituída a partir da declaração de Cuzco no Peru, realizada no ano de 2004.

A sede dessa instituição se encontra estabelecida em Quito e o banco, na Venezuela, denominado de Banco do Sul.

A primeira reunião dessa instituição ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro de 2005, no Brasil. No ano seguinte aconteceu o segundo encontro, dessa vez na cidade boliviana de Cochabamba, no dia 08 de dezembro de 2006. Em 2007, foi a vez da Colômbia sediar o evento, na cidade de Cartagena das Índias.  Porém, um dos encontros mais importantes ocorreu no dia 23 de maio de 2008, em Brasília, onde os representantes políticos dos 12 países da América do Sul assinaram um documento formalizando a criação da UNASUL, que entrará em vigor após o tratado ser ratificado por no mínimo nove integrantes do bloco.

Uma das propostas de implantação na União através do Banco do Sul é a criação de uma moeda única para circular entre os países membros, essa ideia foi vista com bons olhos pelo meio político da América Latina, como o presidente do Peru, Alan García, e o da Bolívia, Evo Morales, o nome proposto para tal moeda é “Pacha”, apesar de não ser definitivo e estar aberto a sugestões dos países membros.

Outra intenção do grupo é de instaurar um mercado comum com livre circulação de mercadorias e de pessoas, nesse sentido, qualquer pessoa pode ficar em qualquer país integrante por um período de 90 dias, somente com a apresentação do documento de identificação de seu respectivo país de origem. Em 2006, países como Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela deixaram de exigir visto de turismo por parte das nações integrantes.

Essa integração regional é viável partindo do pressuposto de que oferecerá condições de instaurar um mercado sólido, tornando os integrantes mais homogêneos economicamente, o que facilitaria a possibilidade de alcançar importantes parceiros, como a União Europeia e Ásia Oriental e, principalmente, para impedir a implantação da Alca.

Dados da Unasul:

- Extensão territorial: 17.715.335 km².
- População: 382,43 milhões de habitantes.
- PIB (Produto Interno Bruto): US$ 3,9 trilhões.
- PIB per Capita: US$ 10.378.

Nenhum comentário:

Postar um comentário