segunda-feira, 1 de abril de 2013

Barack Obama


Barack Obama, eleito 44° Presidente dos Estados Unidos, pelo Partido Democrata, tomou posse em 20 de janeiro de 2009. Sucedendo o republicano George W. Bush, herda um país em grave crise econômica e financeira e em guerra.
Mandato: 20 de janeiro de 2009 até 20 de janeiro de 2013.
Vice-presidente: Joe Biden (Joseph Robinette Biden, Jr., senador dos EUA pelo Estado de Delaware).

Perfil
  Obama foi o primeiro negro a concorrer à presidência dos Estados Unidos.
Considerado um líder carismático e com um perfil não convencional, para um candidato à presidência dos EUA, conduziu a campanha com o lema "Sim, nós podemos" (Yes, we can).
  Afro-americano, de descendência muçulmana (converteu-se ao cristianismo e é membro  da Igreja Batista de Trindade Unida em Cristo, em Chicago).
  Barack Hussein Obama II nasceu na ilha de Honolulu, no estado do Havaí em 4 de agosto de 1961. Filho de Barack Hussein Obama, um economista queniano e da antropóloga, Ann Dunham, de Wichita, no Estado do Kansas. Seus pais se conheceram quando estudavam na Universidade do Havaí, em Manoa. Após a separação dos pais, quando Obama estava com dois anos de idade, seu pai retornou ao Quênia, e sua mãe casou-se com o indonésio Lolo Soetoro, indo viver em Jacarta na Indonésia, onde Obama viveu até os dez anos de idade. Retornou à Honolulu para morar com seus avós maternos e continuar seus estudos. Permaneceu no Havaí, até os 18 anos. Em sua biografia ("Dreams from my father: A story of Race and Inheritance"), relata ter vivido um período conturbado, em que consumia álcool e drogas, enquanto frequentava a escola.
  Formou-se em Ciências Políticas pela Universidade de Colúmbia em Nova Iorque, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da prestigiada Harvard Law Review (Revista de Direito de Harvard). Foi em Harvard que Obama conheceu sua mulher, Michelle Robinson, com quem se casou em 1992. Obama e Michelle têm duas filhas, Malia e Sasha.
  Fez sua carreira política em Chicago, Illinois, atuando como líder comunitário e como advogado na defesa de direitos civis. Em 1996, foi eleito ao senado de Illinois, mandato para o qual foi reeleito em 2000. Em 2004, foi eleito senador dos Estados Unidos pelo Estado de Illinois.
  Entre 1992 e 2004, foi professor de Direito Constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago.
  Como membro da minoria democrata (entre 2005 e 2007), ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo e para promover maior controle público sobre o uso de recursos federais. Realizou viagens oficiais para o leste europeu, o oriente médio e à África. Como senador, na atual legislatura, contribuiu para a adoção de leis que tratam de fraude eleitoral, da atuação de lobistas, mudança climática, terrorismo nuclear e assistência para militares americanos após o período de serviços.

Campanha
  Em 10 de fevereiro de 2007, anunciou oficialmente a sua candidatura à nomeação democrata para as eleições presidenciais norte-americanas. Senador por Illinois em seu primeiro mandato, era pouco conhecido em comparação com a ex-primeira-dama Hillary Clinton, também candidata pelo Partido Democrata.
  Durante a campanha Obama, enfrentou boatos e desconfianças por sua origem muçulmana e por falta de experiência. Ganhou popularidade ao longo da campanha e foi o candidato que melhor soube utilizar as ferramentas da internet. Com a internet, o democrata foi o candidato que mais arrecadou dinheiro na história dos Estados Unidos.
  Em 28 de agosto de 2008, Obama foi nomeado oficialmente para concorrer à Casa Branca contra o republicano John McCain, na Convenção do Partido Democrata.
  Em 4 de novembro de 2008, Obama foi eleito o 44° presidente dos Estados Unidos da América, vencendo John McCain, por uma diferença de 52% a 47% no total de votos.
  Em discurso afirmou: "Nós sabemos que os desafios que os desafios que o amanhã vai nos trazer são enormes: duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise econômica em quase um século. O caminho vai ser longo e não atingiremos nossos objetivos em um ano, nem mesmo em um mandato. Mas eu nunca estive mais esperançoso do que estou esta noite. Eu prometo a vocês, nós, como povo, chegaremos lá".

Propostas
  Retirada gradual das tropas norte-americanas do Iraque e ajuda financeira para refugiados iraquianos.
  Defende focar a estratégia militar dos EUA no Afeganistão.
  Fechamento da prisão de Guantánamo, em Cuba.
  Defende a legalização dos 12 milhões de imigrantes que vivem ilegalmente, nos EUA.
  Propõe a universalização dos serviços de assistência médica dos EUA.
  É favorável a legalização do aborto e à união civil entre homossexuais.
  Defende mudanças na política atual dos EUA, em relação aos problemas climáticos.  Propõe instituir um "mercado de carbono" para reduzir as emissões dos EUA em 80% até 2050. O uso de combustíveis alternativos e limitação de emissões em automóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário