sexta-feira, 26 de abril de 2013

As frases abaixo estão corretas? - Matéria Português - Dicas de Português - Língua Portuguesa



As frases abaixo estão corretas?


1ª) Este é o exemplar de março e abril de nossa revista bimensal.

2ª) É a primeira vez que nascem gêmeos xipófagos nesta cidade.

3ª) Recebi outro cheque sem fundo.

4ª) Ele agiu com muita discreção.

5ª) Sua calvice era bem acentuada.



Todas as frases apresentam problemas.



1ª) A revista é BIMESTRAL (=de dois em dois meses).

BIMENSAL é “duas vezes num mês”.

2ª) Os gêmeos são XIFÓPAGOS.

3ª) O cheque é sem FUNDOS.

4ª) Ele agiu com muita DISCRIÇÃO.

Quem é DISCRETO age com DISCRIÇÃO; DESCRIÇÃO é o ato de DESCREVER; a forma discreção não tem registro.

5ª) Sua CALVÍCIE era bem acentuada.



DÚVIDAS DOS LEITORES

O problema das siglas


“Qual é o plural de CD?”

Leitor nos envia sua opinião: “Creio que existam algumas dúvidas quanto à correta utilização do apóstrofo. Este sinal tem sido muito utilizado (equivocadamente) para pluralizar siglas: ONG’s, OVNI’s, CPF’s…”

Não há regras rígidas para a formação do plural de siglas. No meio jornalístico, está consagrado o uso de um “s” (minúsculo) após a sigla: CDs, PMs, CPIs, ONGs, IPTUs, IPVAs, Ovnis, CPFs, OTNs, BTNs, Ufirs…

Não se justifica o uso do apóstrofo (CD’s, OTN’s, Ufir’s). Deve ser algum tipo de associação com o caso possessivo do inglês (Bob’s, MacDonald’s). No Português, o apóstrofo é para indicar a omissão de um fonema (copo de água = copo d’água).

Outro aspecto a ser observado é o da concordância. O artigo que precede a sigla deve ser o mesmo que precede o nome por extenso: o BNDES (o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), a CEF (a Caixa Econômica Federal), a CPMF (a Contribuição), as UFIRs (as Unidades)…



Gênero das siglas

Leitor afirma: “O problema se complica quando o nome da instituição muda – inclusive de gênero – e a sigla, por ter se tornado parte da imagem da instituição, é mantida.

É o caso da instituição na qual trabalho. Ela se chamava Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e sua sigla era (a) COPPE. Agora se chama Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia. A sigla, pela qual é conhecida em toda parte, continua a ser COPPE. A dúvida é: qual é o gênero: (O) COPPE ou (a) COPPE?”

COPPE continua sendo a sigla de uma cooperativa, portanto a concordância deve ser feita no feminino: a COPPE.

O fato de a COPPE ter se transformado num instituto exigiria uma nova sigla. Como isso não ocorreu, sugiro que você diga que trabalha no Instituto Alberto Luiz Coimbra, a antiga COPPE.



Entre eu e tu OU entre mim e ti?


Leitor me pergunta: “Se o correto é entre MIM e VOCÊ, é incorreto, portanto, dizer “entre eu e tu”. Devemos corrigir para ENTRE MIM E TI ou ENTRE TI E MIM?”

Nosso leitor tem razão. EU e TU são pronomes pessoais do caso reto. Devemos, portanto, usá-los na função de sujeito: “Eu e tu saímos mais cedo”, “Trouxeram o livro para eu e tu fazermos o trabalho”.

Não sendo sujeito, devemos usar os pronomes oblíquos MIM e TI: “A escolha será entre mim e ti (ou entre ti e mim)”.

A diferença entre “ENTRE MIM E VOCÊ” e “ENTRE MIM E TI” é o tratamento: VOCÊ (3ª pessoa) ou TI (2ª pessoa).



Oxítonas ou paroxítonas?


1ª) “Um apartamento de dois andares é um DUPLEX ou DÚPLEX?”

2ª) “Ele precisa de VÁRIOS XEROX ou VÁRIAS XÉROX”?



Tanto faz. Todas as opções estão corretas.

1ª) A forma original era DÚPLEX e TRÍPLEX (pronúncia paroxítona, com acento gráfico), mas a variante DUPLEX e TRIPLEX (oxítona sem acento agudo), consagrada no Português do Brasil, é aceitável na língua padrão e já está devidamente registrada no Vocabulário Ortográfico da ABL e nos nossos principais dicionários.

2ª) A palavra XEROX, usada como sinônimo de fotocópia, aceita as duas pronúncias (oxítona sem acento gráfico e paroxítona com acento agudo). Também são aceitáveis os dois gêneros: o xerox ou a xerox; o xérox ou a xérox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário